"HEMINGWAY": FILME DISCUTE A PRÁTICA DE BULLYING NAS ESCOLAS

A produtora MáKina Cultural, através de uma iniciativa inédita, ofereceu oficinas gratuitas de roteiro, cinema e interpretação aos alunos do Colégio Estadual Dr. Adino Xavier, no município de São Gonçalo/RJ, e a partir das oficinas foi produzido o longa-metragem “Hemingway”, gravado no próprio colégio contando com a participação dos alunos.





O roteiro do filme venceu o 7º Laboratório Novas Histórias, Programa SESC/SENAC de Desenvolvimento de Roteiros (SP), o maior e mais concorrido concurso de roteiro do Brasil.

Tanto o projeto das oficinas, como a produção do filme, são totalmente independentes, e foram 100% financiados com as receitas dos vídeos (curtas, longas e webséries) que a produtora mantém em seu canal no YouTube, contando apenas com a parceria institucional (não financeira) da SEEDUC – Secretaria de Estado de Educação (Termo de Cooperação E-03/001/6252/2016), que cedeu o colégio para realização das oficinas e como locação para a gravação do filme.








O projeto busca democratizar o acesso à cultura e incentivar estudantes do ensino médio à produção audiovisual e à produção cultural, apresentando o participante ao universo cinematográfico, desde o roteiro, passando pela interpretação e a produção de um filme.

A proposta é utilizar a arte cinematográfica de forma lúdica como meio de discutir relevantes temas sociais, e assim colaborar com o desenvolvimento profissional dos alunos participantes das oficinas, além de estimular o hábito da leitura, da escrita, bem como de outras atividades artísticas e culturais.

Ficha Técnica
Título: Hemingway

Duração: 92min

Classificação: 10 anos

Ano: 2019

País: Brasil

SINOPSE: Max é o garoto mais popular da escola, mas após discutir com sua professora é apelidado de "Hemingway", tornando-se alvo de bullying de seus colegas, então planeja uma vingança contra todos que o humilharam.

Roteiro, Produção e Direção: Antonio Jr.

Elenco: Pedro Maroc, Luciana Danfer, Marcos Garcez, Lícia Duia, Robertt Nascimento, Matheus Assis, Cris Cabral, Vanessa Araújo, Ana Carolina Barbosa, Thainá Matins e Lene Jr.

Produção Executiva: Elanir Jr.

Direção de Fotografia: Theo Barros

Som Direto: Jessé Andarilho

Trilha Original: ZZZ Beats

Empresa Produtora: MáKina Cultural